Roberto Cláudio avisou que, a partir do próximo ano, todos os documentos da Casa serão digitalizados e que o plenário ganhará telões de LED.

A Assembleia Legislativa do Ceará encerrou ontem, o ano legislativo. O presidente Roberto Cláudio (PSB) apresentou um balanço das atividades da Casa e anunciou algumas ações para o próximo ano, como digitalização de todos os documentos da Assembleia e modernização do plenário. Na ocasião, os parlamentares fizeram elogios à condução dos trabalhos pela Mesa Diretora e reivindicações ligadas à valorização dos servidores da Casa e ampliação de espaço para as mulheres nas lideranças.

Conforme o balanço apresentado, neste ano foram registrados 1.688 pronunciamentos e 343 eventos no plenário. Além disso, foram protocolados 825 projetos, tendo sido 621 deles apreciados. Também foram contabilizadas a chegada de 100 mensagens do Executivo, dez do Judiciário, duas do Tribunal de Contas dos Municípios, duas do Tribunal de Contas do Estado e três do Ministério Público.

Roberto Cláudio (PSB) utilizou a tribuna da Casa para fazer um balanço das ações de sua gestão e da produção legislativa. “Não houve um tema de interesse nacional e repercussão estadual que não tenha sido discutido entre oposição e a base aliada”, avaliou o presidente.

O deputado também apresentou um balanço anual das comissões técnicas, afirmando que foram realizadas 253 reuniões, 170 audiências públicas e 57 seminários. Além disso, ele considerou que os estudos técnicos e pareceres de mérito aos projetos enriqueceram os debates.

Conforme o presidente, a Mesa Diretora priorizou, neste ano, as áreas de gestão interna e a qualificação do parlamento. Nesse sentido, ele citou algumas ações, como a criação de um conselho gestor para melhorar a comunicação interna, a assinatura da agenda ambiental da gestão pública e a informatização do Legislativo.

Também anunciou Roberto Cláudio algumas mudanças para 2012. A primeira delas é a digitalização dos documentos. “Toda a tramitação (dos projetos) será virtual, aumentando a eficiência, reduzindo os prejuízos e oferecendo mais transparência à população, que agora vai saber onde está o projeto e como nós votamos”, declarou.

Ele também destacou a atuação do Procon na Casa, com 3.965 atendimentos neste ano; o trabalho do conselho de altos estudos, que entregou dois documentos propositivos referentes ao combate às drogas e em defesa do semiárido e o lançamento do novo atlas de georreferenciamento dos limites intermunicipais do Ceará.

Pelo menos 27 deputados, em apartes, fizeram elogios à condução dos trabalhos da Casa e às ações inovadoras durante o primeiro ano de Roberto Cláudio na presidência. Porém, algumas reivindicações foram feitas no sentido de ampliar o espaço das mulheres nas lideranças e na Mesa Diretora e de se investir mais no plano de cargos e carreiras dos servidores da Casa.

O deputado Moésio Loiola (PSD) avaliou que a presidência humanizou a Casa e reforçou a presença feminina, além de aproximar a população do Legislativo. “A Assembleia não é mais a mesma, é uma porta aberta da sociedade”, declarou acrescentando que já se investiu muito na parte física, defendendo maior investimento na área humana.

Em resposta, Roberto Cláudio disse estar atento sobre a questão. Sérgio Aguiar (PSB) endossou a afirmação do colega e defendeu melhorias salariais aos servidores da casa. Ely Aguiar (PSDC) declarou que termina o ano legislativo com tristeza pela Assembleia não ter conseguido dar contribuição maior no combate à violência.
com informações: Diário do Nodeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here