O caso é complexo e deixa ainda mais preocupadas as populações que há cerca de duas décadas, lutam desesperadamente por uma nova cidade.
No dia 28 de fevereiro do ano passado houve um plebiscito em que foi aprovado a criação do Município de Extrema de Rondônia, criado pela Lei Estadual nº 2264/2010. A menos de um ano das eleições municipais a população não aceita participar de mais uma eleição ainda ligada ao município de Porto Velho.
Com atenções voltadas para as eleições municipais, as lideranças comunitárias da Ponta do Abunã, especialmente da localidade de Extrema, cujo processo de emancipação foi autorizado em plebiscito, estão em pé de guerra com o governador Confúcio Moura, como se fosse ele o responsável pela paralisação da coisa.
Na verdade a emancipação dos novos municípios no país depende de regulamentação no Congresso Nacional. Outros distritos já trabalhando pela emancipação, casos de Tarilândia, Jacy-Paraná e Triunfo, também aguardam definições para tocar adiante as pretensões de autonomia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here