Deputados trataram da proposta de divisão do Piauí; Alguns são contra e outros a favor da proposta.

Primeiro orador na sessão desta terça-feira (13), o deputado João de Deus (PT) comentou o resultado do plebiscito realizado no domingo (10), no Estado do Pará, para ouvir o eleitor sobre a criação dos Estados de Tapajós e Carajás. O deputado entende que a tendência do país é não criar mais estados intermediários, apenas novos municípios.

“Tornar a máquina eficiente é necessário e não a divisão de Estados já existente. Foi isso que deixou claro a população do Pará. Sou contra a divisão do Piauí, até porque a população do Piauí já tem demonstrado através das pesquisas que também não é favorável à divisão. Se a região do Gurgueia está abandonada, temos que rever essa situação”, defendeu.
Em aparte, o deputado Evaldo Gomes (PTC) afirmou que não havia dúvida que a população do Pará rejeitaria a proposta de divisão, o que também vai ocorrer no Piauí e no Maranhão, onde também há proposta de criação de novos estados”.
Com relação à decisão do plebiscito no Pará, Luciano Nunes (PSDB) afirmou que ela contribuiu para duas certezas: que a autorização do plebiscito não significa, em ato contínuo, a criação de novos estados.
“Outro ponto é que o resultado do plebiscito chama a atenção de que não se pode incorrer no mesmo erro que aconteceu no Pará, onde houve a politização do debate. Deve haver a colocação dos argumentos das partes, com maturidade de ouvir os dois lados e abraçar a melhor tese, mas pela força dos argumentos. Quando somos a favor do Gurguéia é porque entendemos que essa é uma alternativa que pode solucionar os graves problemas decorrentes do descaso de governos passados com a região Sul do Piauí. Se amanhã, depois, formos convencidos de quem a criação do Estado do Gurguéia não é a melhor solução, pois mudar de opinião, mas pela força dos argumentos”, acrescentou Luciano Nunes.
João de Deus considera que, independentemente de qualquer resultado, o aprofundamento do debate sobre o Estado é indispensável. “A população da região do Gurguéia tem na proposta de divisão uma solução para ver seus pleitos atendidos. A decisão não pode ser pelo lado sentimental, mas em cima da razão”.
O deputado Edson Ferreira (PSD) disse que João de Deus levantou a bandeira contra criação do Gurguéia. E interpretou o resultado do plebiscito domingo de forma diferente. “Da população do Tapajós e do Carajás, que tinha o objetivo da criação dos novos estados, 93% votou pela novos entes federados. Nós queremos é através do argumento, do convencimento, das propostas, mostrar que a emencipação do Estado do Gurguéia é excelente para todo o Piauí. 
A criação dos novos municipíos é um exemplo de que a emancipação é uma coisa benéfica, que vai gerar emprego, renda. O segundo governador de Tocantins, Moisés Avelino, é piauiense. Pergunte se o tocantinense está arrependido da criação? Não está”, acrescentou.
João de Deus lembrou que há no Congresso Nacional proposta de criação de 23 novos estados. “Imagine a motanha de dinheiro necessário para criar a estrutura necessária para o funcionamento da máquina nesses estados?”.
O deputado Cícero Magalhães (PT) observou que o Crédito Fundiário tem sido alvo de reclamações das famílias atendidas pelo programa. “Com relação ao povo do Pará decidir pela manutenção do território do Estado, a decisão serve como balizador para mostrar que quem decide é a população. O próprio Congresso vai ter um pouco mais de paciências antes de aprovar a criação de novos estados”, acredita.
Margarete Coelho (PP) foi a última a apartear o discurso do deputado João de Deus para afirmar que uma caracteristica que diferencia os movimentos no Pará e no Piauí é a abordagem política. No Pará, dois grupos antagônicos politicamente encararam o plebiscito como uma disputa política. “Aqui, a discussão precisa ser técnica”, propôs.
com informações: cidade verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here