O deputado federal Lira Maia (DEM), um dos principais líderes do movimento pela criação do estado do Tapajós, afirmou na noite deste domingo (11), ao DIÁRIO em Santarém, logo depois de tomar conhecimento da derrota do “Sim”, que nem ele, nem os deputados da região e, “principalmente o povo”, irão desistir do sonho de emancipação.
“Estamos muito satisfeitos com o resultado. Mais de 90% do povo do oeste do Pará disse nas urnas que deseja o Tapajós e nós temos a responsabilidade política de continuar essa luta. Em Santarém, o ‘Sim’ obteve 98% dos votos. Não reconhecer isso é um crime contra a vontade popular”.
Ele aproveitou para anunciar uma sugestão bombástica: os deputados com assento na Assembleia Legislativa, na volta do recesso, vão apresentar Projeto de Emenda à Constituição do Pará com o objetivo de transferir a capital para um município geograficamente localizado no centro do Estado. Ele não soube dizer se a nova capital, como deseja, seria em Altamira ou na localidade de Belo Monte, como há oito anos sugeriu o ex-governador Almir Gabriel.
Sobre a vitória do ‘Não’, ele antecipou que já obteve a promessa de 15 prefeitos do oeste, de que irão decretar “luto oficial” em seus municípios. “Esses prefeitos já me garantiram que vão fazer isso. Nesta segunda-feira eu vou falar com outros 11 prefeitos para que eles também façam a mesma coisa”. A prefeita de Santarém, Maria do Carmo, já declarou luto oficial hoje, em Santarém.
Segundo o deputado, o “luto” é apenas uma forma de protesto, porque o sonho de criação do Tapajós “continua mais vivo do que nunca e jamais será sepultado”. “A divisão já existe e não vai ser o resultado de hoje (ontem) que vai apagar isso. O que temos de fazer, e vamos fazer, é trabalhar com mais força ainda para que o Tapajós seja uma realidade”. Ainda esta semana, o deputado reunirá com sua assessoria e também com a área jurídica de seu gabinete, em Brasília, para avaliar o resultado das urnas e “tomar algumas medidas”. Ele não disse que medidas serão essas.
com informações: Diário do Pará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here