As eleições municipais de 2012 poderão gerar conflitos entre os três principais partidos da base governista no Ceará. Há possibilidade de os partidos se enfrentarem em pelo menos 16 dos principais municípios cearenses. Entre eles está Fortaleza.
Não há dúvida de que as eleições municipais de 2012 irão testar a resistência da aliança PT-PSB-PMDB no Ceará. A super aliança que tem dominado a cena política em Fortaleza e no Ceará nos últimos anos, poderá passar por alguma turbulência durante o pleito que se aproxima.
As eleições de 2012 servirão para demarcar os espaços e os limites dos três principais partidos que compõe a base governista no Ceará e servirão como ponto de partida para a estratégia eleitoral de 2014, ano de eleições majoritárias. Hoje, o discurso dentro dos partidos é de manter a aliança a todo custo. Mas até 13 de maio, prazo para inscrição das chapas, muito ainda pode acontecer.
Para os dirigentes partidários, a tensão no Interior do Estado pouco deverá influenciar na aliança na Capital. Mas o oposto não é verdade. Se houver ruptura dessa união em Fortaleza, a disputa pelas prefeituras do Interior estará aberta. Embora, até agora, a chance de ruptura em Fortaleza seja mediana e o discurso seja de união, os embates já começaram. O ex-governador Ciro Gomes (PSB) tem dado declarações no sentido de que a aliança deveria ser rompida.
Para o deputado federal José Guimarães (PT) é natural que haja disputa entre os partidos, mas esse processo “não pode rachar a aliança”. “Eu sou defensor da tese de que devemos sentar com o governador, tratar das alianças nos principais centros”, diz Guimarães. Para Almicir Pinto, secretário-adjunto do Gabinete do Governo do Estado, neste momento os líderes partidários estão se “cacifando” e fazendo apostas.
com informações: Jornal O Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here