Este início de semana será marcado por reuniões para a organização de carreatas que ocorrerão simultaneamente em várias cidades do sul e sudeste do Estado, no final de semana. Na noite de ontem, em Marabá, a Comissão Brandão “Pró-Emancipação do Estado de Carajás” realizou reunião de planejamento da carreata do município. “A principal ação desta semana será a carreata”, confirmou José Soares, presidente da comissão.

Além de Marabá, também haverá carreatas em municípios como Breu Branco e Tucuruí, com concentração a partir de 14h, de sábado (3). Soares adiantou que várias empresas também deverão colocar os carros à disposição da carreata. Uma reunião também está prevista para ocorre na manhã de hoje, com vereadores, na Câmara Municipal Marabá, para solicitar apoio deles para a participação da carreata no município.
No último sábado, uma grande caminhada e carreata, organizada por jovens, através da rede social Facebook, contou com a participação de cerca de 100 veículos. A ação contou com a presença do presidente da frente Pró-Carajás, o deputado estadual João Salame (PPS), de ,vereadores e de membros da Comissão Brandão.
Anteontem, em Marabá, também ocorreu panfletagem no Terminal Ferroviário da cidade e na principal feira da cidade, na Folha 28, na Nova Marabá. Em Conceição do Araguaia, ocorre hoje, uma reunião, no auditório do Uepa, para discutir os resultados das ações da última semana e elaborar as que serão colocadas em prática ao longo desta semana.
Os militantes a favor da criação do Estado do Tapajós, por sua vez, realizaram, na manhã de domingo, 27, por ocasião do arraial de Nossa Senhora da Conceição, uma caminhada na orla de Santarém. Portando faixa, cartazes, bandeiras e com auxilio de um carro som, os militantes demonstraram apoio a divisão territorial do Pará.
Participaram da caminhada membros de redes sociais, estudantes do ensino médio e universitários, além de autoridades, entre elas, o vereador Reginaldo Campos e o deputado estadual Júnior Ferrari. Além da caminhada em Santarém, membros da Caravana do Sim, visitaram dezenas de comunidades do interior de Itaituba, no último domingo. O objetivo foi conscientizar a população de comunidades do interior de Itaituba a votar no sim, no dia 11 de dezembro. Os militantes percorreram comunidades localizadas às margens do Rio Tapajós e da estrada Itaituba/ Barreiras.
Em Belterra, também no domingo, 27, aconteceu a carreata do sim, seguido de um ato público de esclarecimento, na praça principal da Estrada 01, seguida de uma carreata que saiu em direção à Praça Brasil, onde o Comitê Pró-Tapajós organizou o ato.
HORÁRIO ELEITORAL
O programa de ontem do “não” à divisão repercutiu os números da última pesquisa do Datafolha, divulgada na sexta-feira passada e que aponta um aumento da vantagem dos eleitores contra a criação do Estado do Carajás, que hoje já são o dobro dos que apoiam a divisão do Estado: 62% contra 31%. Na mesma pesquisa, 61% disseram não à criação do Estado do Tapajós e 30% disseram sim.
O programa continuou batendo na tecla de que não é dividindo que os problemas serão resolvidos. “Dividindo vamos ficar é mais pobres. A pobreza a gente vence juntos”. Ao final, um clipe reuniu nomes da música paraense contrários à divisão, como Leila Pinheiro, Fafá de Belém e Lucinha Bastos.
O programa do “sim” à divisão dedicou boa parte do programa à área de Carajás, que classificou de região rica “mas de povo pobre e abandonado pelo Estado”.
Várias entrevistas de moradores de municípios da região foram mostradas, sempre com depoimentos de pessoas que foram ou nasceram na região, em municípios como Parauapebas e Redenção e não conseguiram vencer na vida. (Diário do Pará)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here