Evento aconteceu no auditório do Parque Botânico do Ceará

Na tarde desta terça-feira (24/10), a Prefeitura de Caucaia e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) promoveram reunião pública para apresentação do projeto de engenharia da BR-222, que consiste na duplicação da rodovia dos quilômetros 11 a 35, entre o entroncamento com a BR-020 (Anel Rodoviário de Fortaleza) e o entroncamento com a CE-040, que dá acesso ao Porto do Pecém.

O Secretário Municipal de Infraestrutura, Kleber Correia participou do encontro, adiantou que esta é uma obra que vai facilitar o fluxo de veículos ao porto do Pecém. “Essa obra será de extrema importância para Caucaia. Com a estrada duplicada, o movimento de veículos vai aumentar. Assim, teremos incremento de novas empresas, promovendo um desenvolvimento ainda maior para o município. O impacto será muito positivo.”

Substituindo Diógenes José Tavares Linhares, superintendente do Dnit no Ceará, Francisco de Assis Aurelio Soares, coordenador de engenharia, representou o órgão. O projeto de duplicação foi apresentado por Franklin Batista, analista de infraestrutura de transporte do Departamento.

Ele utilizou da ferramenta Google Earth para ilustrar com mais detalhes toda a dimensão da obra. “Para o desenvolvimento do projeto foram elaborados estudos topográficos, hidrológicos, geotécnicos, de tráfego, de capacidade e de segurança viária”, comentou. Ele complementou dizendo que um dos estudos determinou o volume médio de circulação da via: 10 mil veículos/dia.

De acordo com o Dnit, para o início dos serviços são necessárias seis condições: emissão da Licença de Instalação; Autorização de Supressão da Vegetação (ASV); Autorização para Captura, Coleta e Transporte de Material Biológico (Abio), que permite a coleta de material biológico, a captura ou marcação de animais silvestres; anuência da Fundação Nacional do Índio (Funai) e portaria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Destas, a Licença de Instalação (licença nº 1162, de 26/05/2017) e a ASV já foram obtidas. Tão logo as restantes sejam adquiridas, o início das obras será autorizado.

Na ocasião, também foram discutidas ações previstas no projeto, como as atividades de recuperação das áreas degradadas, os trabalhos a serem realizados com a população afetada (incluindo o povo indígena) e as ações de proteção ao meio ambiente.

Ascom/PMC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here