Com 6 meses, os alevinos estarão com o peso de 600 a 800 gramas

Uma importante ação entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Caucaia, foi realizada nesta quinta-feira (22). Trata-se do peixamento de açudes e lagoas do município. A ação que é uma parceria da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, realizou a soltura 100 mil alevinos da espécie Tilápia em 07 reservatórios do município escolhidos para a soltura dos alevinos.

A ação conjunta tem como objetivo fortalecer a atividade pesqueira, garantir mais alimento para as famílias que dependem da pesca e ampliar a geração de renda para pescadores e marisqueiras, por meio da comercialização do peixe nas feiras e no comércio local, fortalecendo a economia do município.

Esta é a terceira vez que o atual governo, realiza a operação peixamento em Caucaia. Segundo o Secretário de Pesca e Aquicultura, Oriel Filho, representado pelo assessor Luiz Farias, este é um programa muito importante.

O Programa de peixamento do Governo do Ceará é um projeto contínuo de repovoamento de açudes e lagoas públicas com alevinos (peixes jovens) de espécies como tilápia, carpa e tambaqui, visando fortalecer a pesca artesanal, aumentar a renda de pescadores e garantir a segurança alimentar, beneficiando diversas regiões do Estado“, destacou Luiz Farias.

Equilíbrio do Ecossistema

Além do impacto social e econômico, o peixamento também contribui para o equilíbrio ambiental dos reservatórios. A introdução controlada de espécies auxilia no controle de insetos, algas e outros organismos, melhora a qualidade da água e fortalece a biodiversidade, favorecendo a recuperação dos ecossistemas aquáticos.

Essa é uma ação construída em conjunto, que amplia a capacidade de atendimento e fortalece diretamente quem vive da pesca. O peixamento garante alimento na mesa de muitas famílias, gera renda, movimenta a economia local e ainda contribui para a preservação ambiental dos nossos reservatórios“, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Amorim.

Os alevinos e expectativas

De acordo com os técnicos da Secretaria de Pesca e Aquicultura, responsáveis pela soltura dos alevinos, os animais entregues hoje, estão com 7 dias de vida e, a expectativa, é que em aproximadamente 4 a 6 meses, os mesmos atinjam entre 600 e 800 gramas, gerando assim uma produção entre 60 mil e 80 mil kg de pescado.

Com informação Gazete da Jurema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here