Serão partidas únicas, que vão agitar torcidas pelas cinco regiões do Brasil e que apresentam o que há de mais afável no futebol raíz

Começa nesta terça-feira, 17 de fevereiro, a maior Copa do Brasil de todos os tempos. Afinal, são mais clubes (126), jogos (155) e fases (9) do que em qualquer uma de suas edições anteriores. E nessa semana, até quinta-feira, 14 duelos marcam a primeira fase da competição, reunindo os 28 clubes em posição inferior no Ranking Nacional de Clubes.

Num cenário cheio de debutantes, é natural imaginar que poucos clubes entre esses tenham muita vivência nacional. Apenas quatro deles, por exemplo, já disputaram a Série A do Brasileirão. A Desportiva é a recordista, com 16 participações, a última em 1993. O Gama esteve seis vezes na elite, enquanto o Piauí conseguiu integrar a divisão principal em quatro oportunidades. Quem completa a lista é o América-SE, que disputou a Taça Brasil em 1967, um ano após conquistar o Estadual.

Três integrantes da primeira fase chegam a está edição como atuais campeões de seus estados. São eles o Gama, no Distrito Federal, o Primavera, em Mato Grosso e o Piauí.

Apenas nessa fase

Treze palcos sediarão esses 14 jogos, pois um deles, a Arena da Floresta, em Rio Branco (AC), será utilizado duas vezes. Alguns estádios, porém, só poderão dar o ar da graça nesta semana, já que comportam menos de 4 mil espectadores, capacidade mínima exigida a partir da segunda fase.

Cinco praças se enquadram nesse caso. O menor de todos é o Estádio Arthur Tavares, em Bonito (PE), pode receber 2,200 pessoas, 200 a mais que os 2 mil lugares determinados como mínimo necessário para a realização dos duelos da primeira fase. O Arthurzão receberá o duelo Maguary x Laguna na próxima quarta-feira.

Os outros quatro estádios que só poderão ser utilizados nos jogos dessa semana são os seguintes:

  • Saraivão, em Ivinhema (MS) – Ivinhema x Independente-AP, com capacidade para 2.900 torcedores;
  • Estádio Alfredo Kriek, em Rio do Sul (SC) – Santa Catarina x Iape, com capacidade para 2.959 torcedores;
  • Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro (BA) – Porto x Serra Branca, com capacidade para 3.000 torcedores;
  • Cerradão, em Primavera do Norte (MT) – Primavera-MT x Bragantino-PA, com capacidade para 3.000 torcedores;

Do outro lado, o maior de todos os palcos da fase é o Bezerrão, em Gama, no Distrito Federal, com capacidade para 20.310 pessoas, que receberá o duelo do time local com o Monte Roraima.

Distâncias

As viagens extremamente longas são algo típico da Copa do Brasil, especialmente nas primeiras fases, quando há clubes de todas as regiões do país. Neste ano, quem fará a maior viagem da fase inicial será o Madureira, que cruzará o Brasil para medir forças com o Baré em Boa Vista (RR). Nada menos que 5.027 km separam a Cidade Maravilhosa da capital de Roraima.

Neste aspecto, melhor sorte teve clubes que vão atuar em estados vizinhos, caso da Desportiva, que viajará de Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória (ES) até Saquarema (RJ), e do Laguna, que irá de Tibau do Sul (RN) a Bonito, em Pernambuco.

Com informação GE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here