O evento será marcado por apresentações artísticas e culturais, atividades lúdicas e prestação de serviços
A Prefeitura de Caucaia lança oficialmente no próximo sábado (24/3) a campanha para o município reconquistar o Selo Unicef. Numa manhã de festa no Grêmio de Recreio e Estudos, o prefeito Naumi Amorim e a primeira-dama Erika Amorim apresentarão à população o projeto Xodó, plano de ação para a gestão ganhar a certificação internacional.
“A Prefeitura já está toda engajada. Mas é fundamental que as pessoas abracem a causa e saibam que são parte importante desse processo. Nós só vamos ganhar o Selo se melhorarmos a qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes. Para isso acontecer, a gente precisa da ajuda das famílias. Cada apoio conta”.
Erika Amorim.
Ela é a articuladora do Selo Unicef em Caucaia e mobilizou pessoalmente todas as secretarias municipais tanto para a elaboração do plano de ação quanto para a prestação de serviços do lançamento do Projeto Xodó. A ideia é fazer do sábado um dia de descontração e conscientização.
Parte das ações do Projeto Xodó já está em andamento. Outras serão executadas em curto e médio prazo. “É preciso que a população saiba, acompanhe, cobre e se beneficie de tudo que está sendo feito. Porque o Selo vai ser consequência de todo o esforço que estamos fazendo. O prêmio mesmo vai ser termos dias melhores pros nossos filhos; vai ser nossas crianças sorrindo e pais e mães mais tranquilos sobre o futuro delas”, acrescenta a primeira-dama.
O PROJETO
O Projeto Xodó é composto por 87 ações propostas por técnicos de todas as secretarias municipais. Essas medidas impactam diretamente nos 11 indicadores avaliados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância na expedição do Selo, cujo resultado será divulgado em 2020.
O nome “Xodó” foi escolhido pelos caucaienses. Ficou em primeiro lugar de uma votação popular que também tinha como opções os termos “curumim” e “alabá”. De origem africana, “xodó” significa “amor, carinho” e representa todo o cuidado que a Prefeitura está tendo em implementar políticas públicas de redução de desigualdades e garantir direitos de crianças e adolescentes.
OS INDICADORES ANALISADOS NO SELO UNICEF
– Percentual de crianças com até um ano de idade sem registro civil;
– Taxa de abandono do Ensino Fundamental;
– Percentual de crianças na escola e com Benefício de Prestação Continuada;
– Percentual de crianças menores de cinco anos com peso alto para a idade;
– Percentual de nascidos vivos de mulheres com idade entre 10 a 14 anos;
– Percentual de gestantes com sífilis realizando tratamento adequado;
– Percentual de óbitos investigados de mulheres em idade fértil;
– Distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental;
– Percentual de óbitos infantis investigados;
– Taxa de mortalidade por causas externas entre crianças e adolescentes (10-19);
– Percentual de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no TER.
Serviço: LANÇAMENTO SELO UNICEF
Quando: 24 de março, às 8 horas.
Onde: Grêmio Literário de Caucaia (rua José da Rocha Sales, nº 194, Centro).





































