A ideia é que a partir de agora a Lei da Aprendizagem tenha ainda mais divulgação nas comunidades da região do Litoral, Sede, Jurema, Serra e Sertão

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem) promoveu nesta quarta-feira (12/12) encontro com 15 membros dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) para debater o direcionamento das ações e execuções para o desafio da certificação do Selo Unicef (2017-2020).

Conforme o mobilizador dos Nucas, Anísio Silva, os cinco requisitos abordados durante o encontro foram: combate ao racismo, estímulo para matrícula nas escolas, combate à obesidade infantil, prevenção de doenças e educação sexual.
 
Diretor da Setem, Alexandre Fonseca apresentou a legislação que regulamenta a aprendizagem no país, fazendo com que os representantes dos Nucas possam promover debates nas comunidades onde moram/estudam. “Eles elaboraram um questionário de entrevista cuja missão é entrevistar ao menos outros dois jovens de 15 a 24 anos que tenham abandonado a escola, buscando entender os motivos para que em outro evento sejam oferecidas sugestões de intervenção ao poder público”, ressalta.

O desafio visa despertar nos jovens e adolescentes a importância da permanência na escola através da criação de políticas públicas de apoio à profissionalização e aprendizagem. Caucaia tem atualmente 80 jovens frequentando cursos de aprendizagem e contratados por empresas instaladas no município na condição de aprendizes.

Lucas da Silva Martins, membro do Nuca da Sede, classificou a capacitação como “muito produtiva”. “Aprendemos muito para agora compartilhar e também capacitar a população.”

Já Kauane Gomes Duarte, do Nuca do Litoral, destacou a importância da palestra que abordou assuntos ainda desconhecidos para ela. “O encontro desta manhã abriu janelas para nosso conhecimento. Aprendi determinados assuntos que ainda não tinha domínio. A experiência é muito plausível.”

Uma grande ação acontecerá às 15 horas desta sexta-feira (14/12), na comunidade da Taquara, com a oferta de vários serviços à população. Outras ações serão desenvolvidas em várias comunidades, com caminhadas, serviços e exposições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here