Serão promovidas outras 15 oficinas regionais para a adesão dos municípios

Nesta quarta-feira (4/7), o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) promoveu um importante debate sobre sustentabilidade em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA). O órgão estadual veio trazer orientações sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa de caráter voluntário para a adoção de medidas essenciais na constituição de uma gestão socioambiental na administração pública.

 

“Essa é uma agenda muito importante e nós estamos felizes em participar desse momento, que vem para multiplicar nossas ações. Estamos aqui para fazer a nossa parte”.

 

Hugo Pontes – Presidente do IMAC,

O programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) a nível federal e tem como objetivo incluir critérios de sustentabilidade na rotina da administração pública. “Para isso, trazemos essa proposta de promover critérios socioambientais para as atividades laborais dentro da gestão municipal”, explicou Milton Alves, orientador de célula da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social da SEMA, órgão responsável pela coordenação estadual da iniciativa.

Entre os eixos principais estão o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, o gerenciamento de resíduos sólidos e a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Na prática, as ações passam, por exemplo, pela redução do consumo de energia, de papel, de água e copos plásticos. No âmbito do próprio órgão federal, em quatro anos de desenvolvimento do projeto, a instituição chegou a zerar os gastos com compra de copos descartáveis. Em 2011, quando implementou o A3P, o ministério utilizava 1 milhão de unidades.

Por meio do IMAC, o município já desenvolvia algumas das diretrizes do programa. Agora, quer reimplementar o A3P e obter nova certificação, segundo a gerente do Núcleo de Educação Ambiental do IMAC, Márcia Ximenes. “Para conscientizar a população, temos que começar dentro de casa, temos que mostrar o nosso trabalho dentro da administração de Caucaia”, destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here