Pessoas que tiveram COVID-19 têm alta probabilidade de ter imunidade a ele por pelo menos cinco meses, mas há evidências de que aqueles com anticorpos ainda podem ser capazes de transportar e espalhar o vírus

Descobertas preliminares por cientistas da Public Health England (PHE) mostraram que reinfecções em pessoas que têm anticorpos COVID-19 de uma infecção anterior são raras – com apenas 44 casos encontrados entre 6.614 pessoas previamente infectadas no estudo.

Mas especialistas alertaram que as descobertas significam que as pessoas que contraíram a doença na primeira onda da pandemia nos primeiros meses de 2020 podem agora estar vulneráveis ​​a contraí-la novamente.

Eles também alertaram que as pessoas com a chamada imunidade natural – adquirida por terem contraído a infecção – ainda podem ser capazes de transportar o coronavírus SARS-CoV-2 em seu nariz e garganta e, sem querer, transmiti-lo.

“Agora sabemos que a maioria das pessoas que tiveram o vírus e desenvolveram anticorpos estão protegidos contra reinfecção, mas isso não é total e ainda não sabemos quanto tempo dura a proteção”, disse Susan Hopkins, consultora médica sênior da PHE e co-líder do estudo, cujas descobertas foram publicadas na quinta-feira.

“Isso significa que mesmo se você acreditar que já teve a doença e está protegido, pode ter certeza de que é altamente improvável que você desenvolva infecções graves. Mas ainda existe o risco de você adquirir uma infecção e transmiti-la a outras pessoas.”

Principais Implicações

Os especialistas não diretamente envolvidos na pesquisa, conhecida como estudo SIREN, pediram que as pessoas observassem suas principais descobertas.

“Esses dados reforçam a mensagem de que, por enquanto, todos são uma fonte potencial de infecção para os outros e devem se comportar de acordo com isso”, disse Eleanor Riley, professora de imunologia e doenças infecciosas da Universidade de Edimburgo.

Simon Clarke, professor associado de microbiologia celular na Reading University, disse que o estudo “tem grandes implicações em como podemos sair da crise atual”.

“Isso significa que a grande maioria da população precisará ter imunidade natural ou ter sido imunizada para que possamos suspender totalmente as restrições em nossas vidas, a menos que estejamos preparados para ver muito mais pessoas sendo infectadas e morrendo de COVID-19.”

O PHE disse em um comunicado que o estudo não foi capaz de explorar anticorpos ou outras respostas imunológicas às vacinas COVID-19 sendo lançadas na Grã-Bretanha. Os efeitos da vacina serão estudados como parte do SIREN ainda este ano, disse.

O estudo SIREN envolve dezenas de milhares de profissionais de saúde na Grã-Bretanha que foram testados regularmente desde junho para novas infecções por COVID-19, bem como para a presença de anticorpos.

Entre 18 de junho e 24 de novembro, os cientistas encontraram 44 reinfecções em potencial – duas “prováveis” e 42 “possíveis” – entre 6.614 participantes com teste positivo para anticorpos. Isso representa uma taxa de 83% de proteção contra reinfecção, eles disseram.

Os pesquisadores disseram que continuariam a acompanhar os participantes para ver se essa imunidade natural poderia durar mais de cinco meses em alguns. Mas eles disseram que as primeiras evidências do próximo estágio do estudo sugerem que algumas pessoas com imunidade ainda podem ser portadoras de altos níveis do vírus.

Com informação Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here