“Muitos homens ainda se sentem acuados com o tema

Até o fim do mês, a Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deve beneficiar 500 homens colaboradores de empresas privadas em ações alusivas ao Novembro Azul, movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata.

Funcionários do Grupo Aço Cearense já participaram das atividades, que vão ser promovidas também nas empresas Carone, Vitória Transportes, Clínica Murilo Amaral, Super Caucaia 1 e 2, Atacadão Caucaia, Assaí e Braslimp.

As ações foram solicitadas ao Departamento de Mobilização da SMS, que envia profissionais em saúde para ministrar palestra e tirar dúvidas sobre a doença, incluindo o atendimento disponível na rede de saúde de Caucaia.

Existe um tabu sobre o exame. Não querem deixar visível que já realizaram ou vão realizar. Até mesmo por questão de timidez”, conta a coordenadora do Departamento, Irani Andrade.

A palestra aborda o Novembro Azul e expõe números de casos “para [os participantes] terem visibilidade e noção sobre a incidência dos casos para já gerarem a preocupação em se cuidar”. “Apresentamos o assunto com clareza para que eles se sintam à vontade para fazer mais questionamentos”, completa Irani.

Os fatores de risco e os tipos de tratamentos também são apresentados. “Informamos detalhes sobre o atendimento realizado no Centro de Saúde do Homem, nosso equipamento referência em Caucaia”, ressalta a coordenadora. Em casos detectados, o médico urologista faz o encaminhamento completo do paciente de acordo com o tratamento.

Em 2018, 68.220 novos casos de câncer de próstata foram confirmados no Brasil. Em 2017, foram 15.391 mortes em decorrência da doença.

Empresas interessadas em levar a palestras em saúde para colaboradores podem entrar em contato com o Departamento de Mobilização da SMS.

SERVIÇO
CENTRO DE SAÚDE DO HOMEM
ONDE: rua da Consolação, nº 202, no bairro Novo Pabussu, de 7 horas às 16 horas (de segunda a sexta-feira).

DEPARTAMENTO DE MOBILIZAÇÃO DA SMS
CONTATO: 3342.8023.
ONDE: rua Coronel Correia, nº 2.085, no Centro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here