As ações são desenvolvidas pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

A programação da Semana do Bebê iniciou nesta segunda-feira (7), nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Sítios Novos, Picuí, Velho São Miguel Verbena e Antonio Jander Pereira Machado, além do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Guadalajara.

Com o tema “Valorizando a primeira infância: educar, cuidar e amar”, o objetivo da programação é “assegurar às crianças o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade”, descreve o titular da pasta, Moacir Soares. Para isso, as ações realizaram palestras com nutricionista e fonoaudiólogos focando o aleitamento materno e introdução alimentar nas crianças a partir de 6 meses, e roda de conversa sobre mastigação e desenvolvimento do bebê e da criança.

“Nossos pequenos caucaienses estão muito bem assistidos com a nossa equipe de profissionais em saúde totalmente qualificada, que montou uma programação especial focando os cuidados aos bebês e também as mamães”, ressalta Moacir. Ele se refere aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), médicos e enfermeiros do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que executam a programação da Semana do bebê nas UAPS.

Ainda nesta segunda-feira, primeiro dia da Semana do bebê, as UAPS realizaram atendimento em puericultura, uma a área da saúde que se dedica ao estudo dos cuidados com o ser humano em desenvolvimento, mais especificamente com o acompanhamento do desenvolvimento infantil. “Durante as consultas de pré-natal os profissionais de saúde enfatizaram o parto humanizado, prática instituída por lei em nosso município”, comentou Moacir.

Em momento de descontração, as mamães participaram de sorteios de kits de higiene para o bebê e fraldas descartáveis. Nesta terça-feira (8), as ações chegam às UAPS Velho São Miguel, José Rodrigues dos Santos e Antonio Jander Pereira Machado. Na programação, orientações sobre cuidados com higiene oral e as primeiras escovações do bebê e distribuição de material educativo sobre os 10 passos da alimentação saudável para crianças menores de 2 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here