As atividades aconteceram na praça Fausto Sales, em frente à Câmara Municipal de Caucaia

Cerca de 100 pessoas foram impactadas pelas primeiras ações da campanha Outubro Rosa promovidas nesta terça-feira (1º/10) pelo Comitê do Câncer de Mama da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A mobilização é mundial e em prol da prevenção e da conscientização sobre o câncer de mama. “Faço exames com frequência. Sempre estou me cuidando e indico às mulheres a fazerem o mesmo”, disse Wanessa Oliveira, de 20 anos.

Não é o que segue a dona de casa Erivalda dos Santos, de 55 anos. “Nunca fiz exame e não pretendo fazer. Tenho medo de médicos e do diagnóstico”, disse. Ela aproveitou a ação para medir o nível da diabetes e aferir pressão. “Aprovo a ação. Se não tivesse aqui no meio da praça, eu não teria feito”, ressaltou.

“Infelizmente, esta é uma realidade. Quanto mais cedo é a procura, mais cedo vem a cura. Estamos usando nosso exército de agentes comunitários de saúde para levar informações às caucaienses sobre os riscos de um diagnóstico tardio e de todo o atendimento realizado na rede de saúde”, afirma o secretario municipal de saúde Moacir Soares.

Homens também participaram da ação de hoje, que ofereceu uma série de serviços gratuitos, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e vacinação. “Estava passeando e quando vi aproveitei. É bom cruzar o nosso caminho ao invés de ter que ir ao posto”, disse Francisco Alves da Silva, de 69 anos.

Ele recebeu panfletos e orientações sobre o câncer de mama e garantiu que vai multiplicar as informações para a esposa e a filha. “Sei que elas se cuidam e sempre fazem exames. Mas não custa nada levar mais informações para elas, não é mesmo? ”, sorriu.

Durante todo o mês de outubro, as unidades da rede municipal de saúde de Caucaia promoverão atividades alusivas à necessidade de mulheres acima dos 40 anos submeterem-se a exames periodicamente. O atendimento será reforçado nas Unidades de Atenção Primária em Saúde (Uaps) para realização de coleta citopatológica, solicitação de exame de mamografia, oficina de autoexames da mama, além da realização de rodas de conversa sobre prevenção.

O Comitê do Câncer de Mama da SMS, que está à frente da programação, também realizará no dia 18 de outubro, no Shopping Iandê, o Dia D de Combate ao Câncer de Mama. Já em 31/10, o encerramento da programação acontecerá em frente à Maternidade Santa Terezinha, no Marechal Rondon, na Grande Jurema, com a realização de blitz educativa e oferta de serviços em saúde para a comunidade do entorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here