Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a campanha “Setembro Amarelo” continua realizando ações pela prevenção ao suicídio e valorização da vida em Caucaia

Nesta quarta-feira (18/9), as atividades chegaram à Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Maria de Jesus Ferreira Torres, localizada no bairro Conjunto Metropolitano (Picuí). Cerca de 50 mulheres, idosos e adolescentes participaram de uma roda de conversa.

Dinâmicas e confecção de cartazes e recados fizeram parte da atividade. Todos também praticaram exercícios físicos e receberam atendimento gratuito de beleza, com corte de cabelo e manicure. “Fizemos um dia de cuidados com o corpo e a mente, promovendo o bem-estar dos nossos pacientes em sua integralidade”, disse Helga Monteiro, gerente da Uaps. Alunas de um curso de designer de sobrancelhas ofereceram gratuitamente serviços como forma de contribuir para a Campanha.

Além das ações, os usuários da Uaps receberam atendimento individual em terapia ocupacional. “Alguns pacientes relataram sintomas. Familiares também foram ouvidos e os encaminhamentos foram feitos”, conta Helga sobre a logística de atendimento em Saúde Mental realizado na unidade. A Uaps Maria de Jesus Ferreira Torres atende a quase 7.800 famílias, com atendimento em Saúde Mental acontecendo semanalmente.

A SMS possui atendimento médico especializado em todas as 47 Unidades Básicas de Saúde. Basta se dirigir a qualquer posto que o paciente será acolhido por um enfermeiro ou médico, que fará o devido encaminhamento para andamento do tratamento adequado.

Ainda esta semana, o Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (Caps I) promoveu ações em alusão ao “Setembro Amarelo” na Escola Raimundo Jerônimo de Sousa, na Jurema, para mais de 100 adolescentes, e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Litoral, no Icaraí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here