O objetivo é esclarecer e conscientizar a sociedade sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove durante este mês uma programação especial nas Unidades Básicas de Saúde com palestras e rodas de conversa.

A mobilização integra a campanha “Setembro Amarelo” dentro de um calendário anual de ações em prevenção à saúde e de preservação da vida promovido pelo Ministério da Saúde.

No dia 6 de setembro, às 14 horas, acontecerá uma Roda de Conversa sobre suicídio na UBS Francisca de Fátima, localizada no bairro Parque Guadalajara. O público-alvo são pacientes do Programa Saúde Mental atendidos pela unidade.

No dia 25 de setembro, a SMS promoverá audiência pública na Câmara Municipal com a temática de prevenção ao suicídio. A atividade contará com a presença da primeira-dama de Caucaia, deputada estadual Erika Amorim, que vai apresentar as políticas públicas relativas ao assunto.

Durante a manhã de todas as quartas-feiras de setembro, acontecerá no Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil (Cidi) a Sala de Espera Saudável, um projeto com a participação de psicólogos abordando a prevenção ao suicídio.

A Secretaria Municipal de Educação também elaborou programação de palestras e roda de conversa em escolas municipais de Caucaia com a participação de psicólogos da SMS e professores universitário dos cursos de Direito e Psicologia. A ideia é abordar assuntos como violência doméstica e suicídio entre jovens.

Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps) também participam de programação que nos Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que visa à prevenção da ocorrência de situações de vulnerabilidade social e risco nos territórios. Estarão também no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), onde são oferecidos serviços com o objetivo de acolher, orientar e acompanhar famílias e indivíduos em situação de violação de direitos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio mata um brasileiro a cada 45 minutos. E pode ser prevenido em pelo menos 90% dos casos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here