Começou nesta quinta-feira (17/1) na Faculdade Terra Nordeste (Fatene) o curso de formação para conselheiros em saúde do município de Caucaia


Demandada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a capacitação visa a relevância dos conselhos locais de saúde no processo de participação e controle social, e deve contemplar cerca de 500 agentes. “A estreia dessa formação para os conselheiros locais trata-se de uma efetiva participação popular”, declarou o titular da SMS, Moacir Soares. 

Com carga total de 20 horas, o curso beneficiará 12 turmas nos turnos da manhã e tarde, abordando os temas: Controle social e a política municipal de saúde; Controle, participação e a identidade pessoal e social; Conselhos Locais – Sujeitos coletivos. “Essa formação tem como objetivo de fazer com que os conselheiros compreendam qual é a formação simbólica dos conselhos e como podem fomentar o processo de diálogo entre a gestão da SMS e comunidade, no sentido em que as pessoas se apropriem da saúde”, explicou a psicóloga e professora Rozane Alencar. 

A capacitação beneficiará os conselhos locais das unidades de saúde Ana Lara Castro de Miranda e de Terezinha Lima Moreira (Parque Soledade); Nilda Matos (Tucunduba); Giselda Magalhães (Potira II); Luiz Costa Oliveira (Capuan); Ednir Carneiro e de Francisca de Fátima (Potira I); Ernando Pires (Iparana); Antônio Jander (Araturi).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here