A taxa de desemprego total na Região Metropolitana de São Paulo ficou em 17,3% no mês de setembro, praticamente estável em relação a agosto, quando foi registrada taxa de 17,4%. Os dados foram divulgados hoje (31) pela Fundação Seade e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O total de desempregados em setembro foi estimado em 1,91 milhão de pessoas, 13 mil a menos que no mês anterior. O nível de ocupação não apresentou variação e o contingente de ocupados foi estimado em 9.132 mil pessoas. A pesquisa apontou queda de 0,1% na população economicamente ativa, já que 12 mil pessoas deixaram o mercado de trabalho.

O índice de desemprego aberto, ou seja, pessoas que buscaram trabalho nos últimos 30 dias e não trabalharam nos últimos sete dias, variou de 14,6% para 14,4%. A taxa de desemprego oculto (pessoas que fizeram trabalhos eventuais, não remunerados em negócios de parentes, tentaram mudar de emprego nos últimos 30 dias ou que não buscaram emprego em 30 dias) variou de 2,8% para 2,9%.

Por setores, no mês de setembro, houve elevação de 46 mil postos de trabalho (alta de 2,8% em relação a agosto) no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas. O restante dos setores apresentou queda. Na indústria de transformação, a redução foi de 36 mil (ou -2,5% ante agosto); nos serviços a queda foi de 9 mil postos de trabalho (-0,2% ante agosto) e, na construção, foram 9 mil postos a menos (-1,6% ante agosto).

Entre julho e agosto de 2018, o rendimento médio real dos ocupados aumentou 0,8%, chegando a R$ 2.061, e dos assalariados ficou estável em R$ 2.084. Com Informações Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here