As atividades do projeto estarão sendo desenvolvidas até dezembro de 2017

Dando continuidade aos projetos de educação ambiental, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou no último dia 11, a primeira ação do projeto, “Cantinho Verde: meio ambiente, sustentabilidade e educação ambiental”.

A ação desenvolvida na Escola 18 de Maio teve como objetivo implantar no ambiente escolar, dentro da perspectiva de conservação e proteção ambiental, um espaço de leitura e lazer, além de desenvolver um espaço ambiental no contexto escolar, tornando-o um local dinâmico e sustentável. Na ocasião foi discutida a importância da educação ambiental no espaço escolar, bem como a realização de atividades com campanhas de reciclagem, dinâmicas e conversas voltadas as questões ambientais com os estudantes.

Segundo a coordenadora do projeto, Alciene Saraiva, o Cantinho Verde será propicio principalmente para leituras alternativas, com vários livros de contos, que poderão ser utilizados para uma aula extra sala, tornando-a mais dinâmica e chamativa para os estudantes. ”Durante a implantação do projeto serão proferidas palestras, que terão como intuito buscar as necessidades encontradas na comunidade que a escola está localizada, destacando a função do ambiente escolar na vida dos indivíduos, tornando-o um local mais responsável com o meio ambiente”, comenta.

Nesse primeiro momento a ação contou com a participação da estagiaria do curso de biologia, da Universidade Regional do Cariri (URCA), Cicera Silvilene Leite, com a diretora Maria Goretti de Sousa Alencar e com os alunos da Escola 18 de Maio. O Projeto vislumbra desenvolver uma área escolar que vise à educação ambiental como princípio a vida social dos estudantes, auxiliando em estratégias de conservação dos recursos ambientais e fornecendo subsídios para novos projetos nesse contexto nas escolas municipais do Crato.

Alcilene ressalta que a educação ambiental tornou-se uma ferramenta essencial no combate à exploração e destruição do meio ambiente. “Os membros escolares, em especial professores e alunos são os principais agentes que podem atuar na transformação e conservação da natureza, a educação tem uma importante função em transformar a sociedade. É preciso formar indivíduos com ações voltadas aos princípios éticos, com responsabilidade social e ambiental”, afirma.

Ascom/Crato

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here