Especialista diz que cenário econômico não favorece quem visa investir no setor privado

Para diminuir as despesas com a folha de pessoal, o Governo Federal anunciou, na última quinta-feira (15), o Programa de Demissão Voluntária. A dúvida entre os candidatos à adesão, que pretende contemplar 5 mil pessoas até o final deste ano, é se o pedido de desligamento compensa em relação ao benefício. Os funcionários públicos terão direito a ganhar como incentivo uma indenização equivalante a 1,25 salário por cada ano trabalhado.

“Há desemprego no país inteiro, uma recuperação econômica medíocre e recomposição de renda baixa. E um grande adiamento na programação de novos concursos públicos. Ou seja, quem está dentro não deve querer sair e quem está fora está desesperado para entrar”, disse Istvan Kasznar, professor da Escola Brasileira de Administração Pública (Ebap) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em entrevista ao G1.

Ainda assim, o programa pode beneficiar que tem mais de 20 anos de casa e um novo projeto no papel. Devido à experiência, esses podem conseguir uma melhor posição no mercado privado, salários mais altos, ou mesmo investir a indenização em um novo empreendimento. “Uma pessoa que tem 25 anos de casa, por exemplo, terá direito a continuar recebendo o salário por 2 anos e meio após sua saída”, afirma a reportagem.

Já para a parcela do funcionalismo que está insatisfeita e tem menos de 10 anos de serviço, a jornada reduzida ou a licença não remunerada, também oferecidas pelo Governo, pode ajudar. Isto porque na primeira teria direito a um pagamento adicional de meia hora diária, enquanto nesta última receberia, supostamente, três remunerações no momento de concessão da licença, com a chance de manutenção dos planos previdenciário e assistenciais, contanto que assuma os custos.

Aqueles em fase intemediária dos anos de serviço são orientados a levar em conta quanto tempo terão direito a receber a indenização e se o futuro projeto se encaixa nesta oferta. O pessoal em estado probatório (referente aos três primeiros anos) não serão beneficiados pelo Programa. Quem estiver próximo de se aposentar poderá aderir, o que não é aconselhado pelos especialistas pelo fato de não ter que esperar muito para receber um benefício integral pelo resto da vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here